Serviços Automotivos

A PneuCenter é especializada na segurança e no conforto de quem dirige. Profissionais altamente treinados e capacitados , utilizando sempre a mais avançada tecnologia para cuidar de seu veículo garantem a você toda a segurança, a qualidade e a garantia de nossos serviços. Confira alguns de nossos serviços:

-GEOMETRIA / ALINHAMENTO:
 
Geometria ou Alinhamento, é o ajuste de ângulos da suspensão proporcionando a melhor aderência ao solo, estabilidade, economia e segurança ao veículo. Desgastes ou irregularidades mecânicas geram alterações ou desajustes nesses ângulos, provocando desgastes irregulares nos pneus e peças do conjunto de supensão.As irregularidades na geometria são detectadas em aparelhos específicos e de alta tecnologia, particularmente desenvolvidos para essa finalidade. Confira abaixo alguns itens que fazem parte da geometria:
 
Convergência:
O ajuste desse ângulo se faz por meio das barras de direção, posicionando as rodas do eixo direcional para que fiquem levemente fechadas na parte dianteira, conforme as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.
Esse ângulo bem ajustado evita que as rodas oscilem lateralmente (“dancem”), prevenindo ainda o desgaste da banda de rodagem dos pneus em forma de escamas nas raias internas e na área do ombro do pneu.
 
Divergência:
Ao contrário da convergência, o ajuste desse ângulo se faz através das barras de direção, posicionando as rodas do eixo direcional para que fiquem levemente abertas na parte dianteira, conforme as medidas especificadas pelo fabricante do veículo.
 
Quando fazer a geometria e o alinhamento:
 
É altamente recomendável que se realize a geometria a cada 5.000 Km,7500 Km,10000 Km de acordo com seu veículo e maneira de utilização de seu veículo , sempre que ocorra qualquer reparo no conjunto de suspensão, ou ainda quando o veículo sofrer impactos fortes.
Fatores que podem causar o desalinhamento do veículo:

• Impacto em buracos, guias, etc;

• Desgaste das peças componentes do conjunto da suspensão;

• Substituição de componentes do conjunto da suspensão.

CAMBAGEM
Procedimento fundamental para sua segurança. 
 É o ajuste do ângulo que determina a inclinação da roda em relação a um plano vertical, podendo ser positivo ou negativo. Este ajuste controla as características de rolamento das rodas em relação ao solo.
 
• Camber positivo é quando as rodas do mesmo eixo estão mais próximas entre si na parte de baixo, isto é, onde tocam o solo;
 
• Camber negativo é a situação oposta, ou seja, quando as rodas do mesmo eixo estão mais distantes entre si na parte de baixo, isto é, onde tocam o solo;
 
• O camber, quando em excesso, provoca desgaste irregular na banda de rodagem e nos ombros do pneu. Quando positivo, afeta a parte externa do pneu, e quando negativo, afeta a parte interna do pneu.
 
CASTER
Procedimento fundamental para sua segurança. 
 Ângulo de caster ou ângulo de avanço é a disposição angular do eixo vertical da suspensão de uma roda em um carro ou outro veículo, medido na direção longitudinal. É o ângulo entre a linha pivô (uma linha imaginária que passa pelo centro do eixo superior e o eixo inferior da suspensão) e a vertical.
Alguns carros de corrida têm seu ângulo de caster ajustado com o objetivo de otimizar o desempenho do carro em situações distintas de competição.

 
O ângulo ajustado corretamente proporciona melhor dirigibilidade ao veículo.
 
• Pouco caster ou nenhum provoca trepidação nas rodas do eixo direcional, resultando no desgaste irregular em pontos localizados da banda de rodagem dos pneus;
 
• Caster em excesso, provoca vibração e desgaste total da banda de rodagem;

• Caster desigual entre rodas do mesmo eixo, faz com o veículo “puxe” a direção para um dos lados, provocando também desgaste irregular da banda de rodagem;


-BALANCEAMENTO

Balanceamento eletrônico computadorizado. 
O balanceamento de um conjunto pneu/roda é a distribuição perfeita de peso em qualquer ponto da circunferência em relação a seu próprio centro.
Na PneuCenter você encontra máquinas e equipamentos de altíssima tecnologia, que executam automaticamente o cálculo do desbalanceamento existente no conjunto pneu/roda, tanto na banda de rodagem (estático), no sentido de giro, quanto nas laterais do conjunto, externo e interno da roda (dinâmico), indicando com precisão quantos gramas de contrapeso e onde devem ser colocados.
Problemas resultantes do desbalanceamento

 
• Vibrações na direção, (trepidação);

• Desgaste prematuro em todos os componentes da suspensão;

• Desgaste irregular dos pneus;

• Reduz a aderência à pista, provocando instabilidade.

Quando fazer o balanceamento
A cada 5.000 km rodados (conforme o pneu se desgasta, o peso do conjunto pneu / roda é alterado, exigindo ajustes por meio do balanceamento). Faça um check-up periódico gratuito, na PneuCenter.

-FREIOS

Freio em dia é sinônimo de segurança.
Parar um veículo significa muito mais que pisar no freio. Para que isso aconteça todos os componentes do sistema de frenagem tem que cumprir a sua função corretamente.
Quando acionado, está sujeito a esforços e alta temperatura, apesar de ser rigorosamente projetado, seu uso contínuo provoca o desgaste natural de seus componentes. A substituição dessas partes é uma necessidade prioritária, devendo ser feita regularmente.
Freios bem regulados e de marcas reconhecidas são fundamentais para a sua segurança e de sua família. 
 
Confira abaixo algumas dicas que podem contribuir na conservação do sistema de frenagem:

• A cada 30.000km, verifique os freios quanto a vazamentos ou desgastes. Aproveite para verificar também o prazo de validade do óleo.

 
• O primeiro ponto a observar é o nível do fluido de freio. Ele deve ser verificado todas as semanas e, se necessário, deverá ser completado com fluido da mesma marca. Recomenda-se a sua substituição anualmente.
 
• Se quando você pisa no pedal do freio, ele faz barulho, isso pode significar pastilhas gastas. Os discos estarão sendo arranhados. Verifique o estado das pastilhas a cada 10 mil quilômetros. As lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil quilômetros. Nesse tempo, os tambores também devem ser checados. Não pise no freio de forma brusca, procure pisar progressivamente e com antecedência.
 
• Sempre utilize os freios com uma marcha engatada, para evitar desgaste das pastilhas e discos. Além disso, o maior esforço dos freios pode levar os discos e pastilhas ao superaquecimento. O carro pode ficar sem freios.
 
• Cheque mensalmente o nível do fluido de freio. Quando for completá-lo, tome cuidado para não deixar cair nenhuma partícula de sujeira. Qualquer resíduo pode comprometer o perfeito funcionamento do sistema.
 
• Ao se aproximar de cruzamentos e semáforos, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Você evita freada brusca e preserva discos e pastilhas de freio.
 
• Nada é mais incômodo do que aquele "assobio" quando o carro freia. Técnicos em mecânica afirmam que quando é um leve "assobio", pode ser apenas conseqüência do tipo de material usado na fabricação das pastilhas, que ao entrar em contato com o disco produzem o barulho. Para solucioná-lo, nem sempre a troca de pastilha resolve. Talvez um lixa mento pode amenizar o problema.
 
• Se o ruído ao frear for semelhante ao barulho do atrito entre metais, é provável que as pastilhas estejam gastas. Neste caso, a troca deve ser feita imediatamente, evitando danificar os discos de freio e comprometer a segurança do condutor e passageiro.

-TROCA DE ÓLEO DE MOTOR:

Troque o óleo regularmente do seu carro, assim você evita:
Aumento do consumo de combustível e de óleo;
Desgaste de peças e componente do motor, além da diminuição da sua vida útil;
Dificulta a partida quando a veículo está frio;
Aumento de atritos internos que podem provocar sérios danos ao motor;

-FILTRO DE ÓLEO:

Deve ser trocado sempre que for realizada a troca de óleo.
Proporcionará a máxima eficiência no desempenho do óleo lubrificante;
O filtro saturado compromete os componentes moveis do motor, pois não mais remove partículas e contaminantes do óleo;

-FILTRO DE AR:

A correta manutenção deste componente proporciona:
Economia de combustível;
Durabilidade ao motor do seu carro;
Prevenção contra falhas de outros componentes mecânicos, proporcionando menores despesas com manutenção;
Sob nenhuma hipótese sopre ou bata o "Filtro do Ar" do seu carro, isto prejudicará a eficiência da filtragem, o que permitirá a passagem de contaminantes prejudicando a durabilidade do motor do seu carro.

-FILTRO DE COMBUSTÍVEL:
 
Este componente é projetado para retirar contaminantes e impurezas que danificam e entopem carburadores e componentes de injeção, seja mecânica ou eletrônica. Estes sistemas são dotados de furos capilares e calibrados.
Impedem a parada do motor por falta de alimentação de combustível.